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quinta-feira, 26 de março de 2009

NO MUNDO DO LÁPIS DE COR

Crianças adoram desenhar... toda criança gosta dessa atividade quando é espontânea – e isso reflete o seu bem-estar.

Os desenhos infantis tem relação íntima com a personalidade de meninas e meninos, particularmente daqueles entre 3 e 7 anos, mas pouca gente se dá conta disso, é possível detectar qualidades e problemas por meio dos traçados.

Uma criança que desenha com espontaneidade, que explora bem temas diversos cujos desenhos mostram alternativas gráficas e erupção de cores, está demonstrando seu bem-estar e a riqueza de sua imaginação. Por outro lado, o atraso e a pobreza do desenho podem preocupar, características inquietantes são os rostos vazios e a excessiva utilização da cor preta.

Os desenhos trazem uma forte carga emocional de quem os produz, mas não dá para deduzir que uma criança esteja sofrendo só com base neles. Isso é até possível, mas dentro de um contexto, porque é preciso conhecer a criança e analisar outras ferramentas. Acredito que os desenhos podem confirmar algumas suspeitas.

A magia que o giz de cera, o lápis e as canetinhas exercem sobre os pequenos, ela completa, vem de dois fatores: a descoberta e a novidade. É a primeira vez que eles percebem que podem deixar uma marca. E o desenho é o registro de suas impressões iniciais sobre o mundo.

Desenhar estimula a função simbólica, a imaginação, o plano expressivo e a capacidade da criança de se colocar em relação aos outros e a si mesma.

AS CORES NA INFÂNCIA

Segundo o psiquiatra Francês Philippe Greig

Branco

Está na cor do papel e pode aparecer de forma negativa, como um espaço vazio – o rosto sem olhos nem boca, a casa sem janela nem porta são exemplos característicos, e em geral inquietantes.

Azul, verde, amarelo, laranja e vermelho

São cores características da “idade de ouro” do desenho infantil, a época em que a criança se sente mais criativa e livre. Quando o vermelho torna-se dominante, o impulso toma a dianteira na cena, e pode significar agressividade.

Preto e marrom

Quando dominam ou são exclusivas nos desenhos, também é sinal de problema, que pode ser carência afetiva e social, período de depressão, solidão ou psicose. A criança pode estar manifestando seu sofrimento.

Cinza, rosa e roxo

Geralmente são usadas para temas específicos – o cinza para elefantes, o rosa para a pele - , quando a criança está preocupada em reproduzir de forma fiel a realidade.


Texto de Vanessa Gomes da Rocha Psicopedagoga Clínica e Institucional

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