Seguidores

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Adolecrentes !!!

Aborrecente, não!
Adolescrente, sim!

Papo sério
A adolescência é considerada por muitos a fase mais problemática da vida. Tempo de indecisões, amadurecimento, conflitos e transformações radicais, tanto físicas quanto psicológicas.
De fato, ela é um rito de passagem, ou seja, uma preparação para a vida adulta, sendo esta encarada como uma fase estável, responsável e madura.
Isso é uma característica de nossa cultura, na qual a adolescência, apesar de incompreendida, é muito enfatizada e comercializada. Uma prova disso são as lojas especializadas em moda teen; as não aconselháveis revistas voltadas para este público, que explicam desde "que absorvente devo usar" até "como devo proceder para atingir o clímax sexual".
Mas isso não quer dizer que os reais anseios e necessidades dos adolescentes estejam sendo supridos. Amor, dedicação, tolerância, um ombro amigo e broncas quando necessário não se compram em lojas. Além disso, a comunhão com Deus, que é garantia de vitória sobre as dificuldades, também não é adquirida como um objeto.
Jesus foi um adolescente como você, por isso sentiu na pele as dificuldades e conflitos que hoje você experimenta. E porque Ele venceu, hoje está aqui para acalmar os ventos e as tempestades que a adolescência anuncia.

1. SOCORRO, sou um adolescente!
Cada pessoa tem uma maneira diferente de encarar as fases da vida. Tem gente que se desespera diante das mudanças, enquanto outras acham legal.
Sendo assim, existem adolescentes que passam pela adolescência sem "traumas" ou grandes problemas. Porém, para um bom número deles, essa fase pode ser comparada a um terrível furacão, que do nada aparece trazendo confusões, dúvidas e as indesejadas espinhas, que deixam o rosto marcado.
Uma boa maneira de você lidar com essa fase de sua vida é entender suas características, propósitos e a lista de conflitos que ela traz. Com isso, você poderá escolher que posições e decisões tomar enquanto vivencia esses momentos inesquecíveis.

1.1 Mudanças radicais no corpo
Na adolescência, o corpo deixa sua forma infantil para assumir o formato adulto. Isso ocorre muito rapidamente, e por causa disso o adolescente perde a noção de espaço e ganha a fama de desastrado, pois esbarra em tudo.
A mudança na voz, o aparecimento de pêlos no corpo e o aumento da estatura e da força nos rapazes; o novo contorno do corpo e o desenvolvimento de seios nas moças são as transformações mais aparentes.
Quando seu corpo muda, conseqüentemente a sua auto-imagem e a maneira como as pessoas lhe vêem também mudam. Elas estão percebendo que, fisicamente, você não é mais uma criança e passam a cobrar-lhe certas responsabilidades. Mas, a verdade é que o seu interior não muda tão depressa quanto o seu exterior.
1.2 Quem é você
Você está vivenciando um momento de transição para a vida adulta, mas ainda não é um adulto. Em contrapartida, também não é uma criança."Afinal de contas o que sou então?",você deve estar fazendo esta pergunta constantemente. É esta pergunta que você deve responder para encontrar sua identidade, ou seja, aquilo que torna você único e autêntico. Definir seus gostos, sonhos, preferências, ideais , crenças e valores fazem parte dessa busca e é um dos maiores desafios da sua vida. É claro que isso leva tempo, pois depende de suas vivências e do seu amadurecimento. Por enquanto, você ainda ficará em dúvida se deve brincar de carrinhos e bonecas ou deixar de uma vez por todas essas "coisas de criança".
1.3 Mudanças na forma de pensar
Na adolescência, o pensamento mágico vai embora,e o adolescente anseia por descobrir a verdade, as coisas como realmente são. Por isso , você é tão questionador e não se contenta em receber um "porque não" quando seus pais não lhe deixam sair.
Mas, embora você pense de maneira mais racional, a fantasia ainda faz parte de sua vida. As idéias de que "já sou grande, sei cuidar de mim" e de que "nada de ruim vai acontecer comigo"são grandes exemplos. Por causa delas, muitos não ouvem os sábios conselhos de seus pais e praticam uma série de coisas erradas.
1.4 Montanha russa emocional
O adolescente possui grande instabilidade emocional: um dia está lá em cima, empolgadíssimo, no outro, está lá em baixo, desanimado.
Esses altos e baixos são normais, mas não favorecem tomadas de decisão maduras. Por ainda não ter muita experiência e por se deixar levar pela emoção, você ainda não pode analisar com plena maturidade as melhores saídas para a vida. Assim, é necessário ouvir os bons conselhos, á luz da palavra de Deus, que os mais experientes podem lhe oferecer. Lembre-se que o Senhor sabe o que é melhor pra você (provérbios 16:9)
2. Faça sua adolescência valer a pena
o mundo aprendeu a ver os adolescentes como problemáticos, confusos, preguiçosos, rebeldes, fracos e submissos. Não é à toa que alguns lhes dão o título de "aborrecentes". Mas, Deus não vê você assim. Ele tem bons pensamentos a seu respeito e quer lhe dar uma esperança e um futuro (Jeremias 29:11).
2.1 Plantar boas sementes
Quem falou que a adolescência só tem coisa ruim? Muito pelo contrário, é uma época maravilhosa! È tempo de fazer amizades, descobrir o amor, e mais do que tudo: trabalhar para Jesus.
Você, agora, tem um maior entendimento sobre as coisas de Deus e sabe discernir entre o que é certo e o que é errado. Lembre-se de que tudo aquilo que você plantar, isso também colherá (Gálatas 6:7,8)



2.2 Juntinho com Deus
Jesus deu um grande exemplo na sua adolescência. Aos doze anos de idade, Ele já conhecia intimamente as escrituras e ensinava até mesmo os doutores (Lucas 2:41-52). Jesus dedicou Sua vida a fazer a vontade de Deus, por causa disso triunfou sobre o inferno e a morte.
Deus também quer usar a sua vida com poder e com graça para impactar a sua geração. Quantos de seus amigos precisam de Jesus, não é mesmo? Seja um exemplo de fidelidade ao Senhor, e Ele ajudará você a viver uma bela história, digna de ser lembrada e admirada.
Aqui entre nós:

Toda mudança traz perturbações e até mesmo certa resistência. Alguns adolescentes não querem crescer para não deixar de serem crianças.
Uns porque recebem muitos benefícios como tal. Outros porque não querem assumir responsabilidades. Mas o certo é que a vida já foi determinada com a seqüência de fases que devem ser vividas a cada ano que passa.
Às vezes essas mudanças trazem coisas desagradáveis como é o caso com a pele.
Aparecem as indesejáveis espinhas, que deixam suas marcas. A causa de tal situação é a produção hormonal mais intensa nessa idade junto à atividade das glândulas sebáceas, que aumentam a produção de gordura. Se for o caso procure um dermatologista para que ele indique o melhor tratamento para você.
Mantenha o rosto sempre limpo e não esprema as espinhas, para evitar infecções.

Verificando o que a Bíblia diz:
Eclesiastes 11:9,10
9 - Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo.10 - Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade.Eclesiastes 12:1
Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;



Devocional:
Segunda – I Timóteo 4:12
Terça – Lamentações 3:27
Quarta – I Coríntios 13:11
Quinta - I Samuel 3:19
Sexta – Jeremias 1:7
Sábado – Lucas 2:40



Neste folheto , começamos a abordar as mudanças que ocorrem na adolescencia e como é aceitação pelos pais e pela sociedade, o lado bom da adolescencia a época de plantar boas sementes, de pensar no futuro, de estar perto de Deus e iniciar um ministério , ser útil na obra .

Nenhum comentário: