Seguidores

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Longe do Pecado - 1º folheto



Segue aqui todos os estudos dado aos adolescentes .





Longe do pecado

I João 5:18 a 19
18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 19 - Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno.
O homem é o responsável pelo seu próprio pecado, e não o diabo.
No dia final teremos que responder por cada um dos nossos pecados, e não poderemos lançar a culpa sobre o diabo.

(De hoje em diante cada um será responsável pelos seus atos)

A maioria dos pecados são obras carnais e são produzidas pelo próprio homem em razão das fraquezas e apetites carnais que fazem guerra contra a alma.
Satanás e seus demônios, procuram atuar nas áreas de fraqueza humana , inicialmente induzindo a pessoa a pecar , e , em seguida, conduzindo a um tipo de dependência ou escravidão.

(exemplos: a prostituição, masturbação, bebida, drogas, pensamentos impuros, etc.).

Existem dois níveis de libertação:
· Espiritual – fazer com que Satanás solte a pessoa que ele tem aprisionado;
· Humano – levar a pessoa a entender as fraquezas e dependências que a leva a pecar e abandoná-las.

I João 2:15 a 17 15 - Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. 16 - Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. 17 - E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.

I João 3:8 a 10
8 - Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito. 9 - Quem é filho de Deus não continua pecando, porque a vida que Deus dá permanece nessa pessoa. E ela não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai. 10 - A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus

Tiago 4:7
Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
(Obediência e Dependência de Deus)

Efésios 4:27
nem deis lugar ao Diabo.

I Pedro 5:8
Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

Como fechar a porta?

É preciso que a pessoa vigie, que seja íntegra em todas as áreas de sua vida .

I Pedro 1:14 a 16 – (santidade) ... sinceridade
14 - Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.15 - Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo.16 - porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.
João 1:8 – (integridade)
Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz

Portanto não adianta dizer: “puxa, eu não deveria ter feito” e voltar a fazer novamente.
O verdadeiro arrependimento leva a pessoa a assumir a sua culpa, a responsabilidade pelo pecado, e não ficar tentando justificar a sua atitude, com desculpas. “É por causa disso ou daquilo...”.
A pessoa arrependida sente verdadeira dor pelo pecado porque sabe que, enquanto durou o pecado, sua comunhão com Deus foi estragada .

Tiago 4.4
“... Não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus..
Qual o comportamento atual no mundo?

“Ficar”, isso mesmo, não há nada de Deus nisto . São costumes do mundo.

Ser cristão é nadar contra a correnteza, não pertencemos ao mundo, fomos comprados por alto preço, o preço do sangue de Jesus Cristo.

Hebreus 2:14
Portanto, visto como os FILHOS são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo;
Hoje somos filhos de Deus e não nos convém nos comportarmos como o mundo.

II Coríntios 6.14-16
"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo

“Mentiras”

Efésios 4:25 – Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.

“Más companhias”

I Coríntios 15:33 – Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.
Que fruto você está dando?

Hebreus 6:8 – mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.


Deuteronômio 11:26
Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
Deus a cada dia nos chama para um concerto, não temos como nos enganar, que tipo de eternidade queremos?

João 14:6
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou O CAMINHO, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.Só existe um caminho , só existe um Deus .



Este estudo foi um intensivão da forma que Deus não se agradava com algumas coisas que o mundo oferecia, e que era comum aos olhos deles, pois quando convivemos muito com algo a tendencia é se tornar banal, e até nos contaminarmos e praticarmos os mesmos atos. Foi comentado nessas aulas , que eles tem amigos na escola , que se dizem "crentes" ,"evangélicos" e que fazem tudo que o mundo faz, o famoso "ficar", mentem , são consumistas e gostam de ostentar, são depresivos e se importam mais com ser popular e agradar a qualquer custo.
Pais que conceitos são esses ??? A salvação é individual , e nós pais teremos que dar contas de nossos filhos diante de Deus...





Nenhum comentário: