Seguidores

segunda-feira, 7 de abril de 2008

O meu velho é gente boa! 2° folheto

O meu velho é gente boa!

Papo sério
Desde bem cedo, somos preparados para sermos bons pais quando crescermos. As meninas costumam pensar em filhos mais precocemente, pois suas brincadeiras se constituem num "treino" para o papel de mãe e esposa no futuro: brincam de casinha, comidinha, "mamãe e filhinho",etc. As brincadeiras dos meninos não refletem diretamente o cuidado com o lar, mas também é uma preparação para a vida adulta: eles imaginam a profissão que desejam exercer, brincam de luta para se tornarem o mais forte, etc.
Na adolescência, essa dificuldade aumenta, pois uma série de mudanças está acontecendo,gerando muita instabilidade nos dois lados.

1. De geração em geração
Foi Deus quem formou você no ventre de sua mãe e guardou a sua vida até hoje. Também foi Deus quem criou a família e, o relacionamento entre pai e filho. O Senhor valoriza tanto isso que se relaciona conosco como nosso Pai. Ele nos adotou e nos fez herdeiros do Seu Reino.

1.1 Há muito tempo...
Nos tempos antigos, era uma vergonha muito grande para uma mulher não poder ter filhos, pois os filhos eram considerados presentes dados por Deus. Era um costume muito importante, naquela época, o pai invocar toda sorte de bênçãos na vida dos seus filhos.
Um exemplo disso é o caso de Esaú e Jacó. Jacó o mais novo, deveria receber uma benção menor que a de seu irmão mais velho. Mas como estava de olho na benção maior, aproveitou-se de um momento de fraqueza de seu irmão e ficou com sua primogenitura. É claro que depois ele caiu em si, Esaú ficou furioso, a ponto de querer matar o próprio irmão (Gênesis 27). Ter a benção de Deus através dos pais era algo indispensável.
A primeira ordenança de Deus para os filhos foi dada a Moisés no Monte Sinai e faz parte dos dez mandamentos (Êxodo 20:12). Alei diz que o filho deve obedecer a seus pais. Naquele tempo, isso era levado tão a sério que , se em Israel um filhos fosse rebelde, e mesmo quando disciplinado não quisesse se consertar, deveria ser apedrejado até a morte,para que todo o povo temesse a Deus (Deuteronômio 21:19-21)

1.2 Conflito de gerações
"No meu tempo as coisas não eram assim". Creio que todo filho já ouviu isso alguma vez na vida. Muita coisa que antigamente era considerada imoral pela sociedade, atualmente é aceita com naturalidade. Certos costumes que fazem parte da boa educação foram sendo esquecidos: pedir a benção aos pais, tratá-los como "senhor" e "senhora", ao invés de "você".
As brincadeiras infantis consistiam em brincar de ioiô, pular corda, subir em árvores... Agora as crianças e os jovens não saem da frente do computador, com seus joguinhos eletrônicos e a Internet. Hoje, temos uma quantidade muito maior de informações e tecnologia, e maiores facilidades de acesso a essas coisas. Atitudes que antes eram condenadas pelo meio sociais, hoje, são incentivadas pela mídia: o sexo livre, a auto-suficiência, a rebeldia...
Isso se deve ao fato de que todo grupo é dinâmico, ou seja, não permanece estático, parado no tempo e no espaço. Com o passar do tempo e com as experiências de vida, vão ocorrendo algumas mudanças no que diz respeito ao comportamento das pessoas que, como vimos, nem sempre são para melhor.
Por isso, você tem aquela sensação de que não está falando a mesma língua dos seus pais. Vocês fazem parte de gerações diferentes, que pensam e agem de maneira diferente. Quando os modos de pensar e agir de uma geração estão passando por mudanças, ocorrem os conflitos, pois o que tem importância para uma, pode não ter o menor valor para outra. E geralmente a geração passada sente-se lesada, pois vê tudo aquilo que viveu e valorizou se acabar aos poucos, enquanto que a geração presente sente-se evoluída. Esses choques de gerações podem ser minimizados e até mesmo resolvidos através de diálogo franco e boa vontade para ouvir e compreender o outro.

2. Filhos nota 10
Não são poucos os adolescentes que, mesmo na igreja, passam por problemas de relacionamento com seus pais. Não há nada de mais nisso. A grande questão é saber lidar com esses conflitos da maneira correta e agradável a Deus. Vejamos alguns tipos de problemas enfrentados pelos jovens no que diz respeito a este assunto e como sair vitorioso em cada situação.

2.1 E agora, o que fazer?
Meus pais não são crentes – De fato é muito difícil não ter os pais convertidos; pois, em alguns casos, os jovens enfrentam uma forte oposição no lar. Mas, não é porque você é cristão que poderá sair por aí fazendo o que bem entende. A real vontade de Deus é que, mais do que comparecer aos cultos, você obedeça aos seus pais. Ainda que não creiam em Jesus, vocês devem honrá-los, amá-los e respeitá-los.

Meus pais me sufocam de tantos cuidados – O divertido filme “Procurando Nemo” conta a história de um peixe-palhaço que passa por alguns problemas com seu filho Nemo, que nasceu com uma deficiência numa das nadadeiras. Preocupado com o filho, o peixe tenta protegê-lo de todas as formas contra os perigos do alto mar. Nemo se sente sufocado com os exagerados cuidados e, para mostrar que é corajoso e capaz, vai a um lugar muito perigoso, proibido pelo pai. Por fim, ele é capturado por um mergulhador e levado para um aquário na Austrália. Seu pai não desiste e viaja os sete mares em busca de seu amado filho. No final, consegue salvá-lo e levá-lo de volta para casa.
Os pais são como esse peixe da história. O amor que têm pelos filhos, o medo de perdê-los e o desejo de tê-los sempre por perto faz com que eles, por vezes, exagerem em suas atitudes.
Se você está sentindo como o Nemo, saiba que de nada adiantará tomar uma atitude perigosa como a do peixinho. Chame seus pais para uma conversa sincera, e com todo amor e carinho exponha para eles como você está se sentindo.

Meus pais não se dão bem – Quando o casamento não vai bem, os filhos se sentem divididos, e esse mal-estar logo toma conta de toda a família. Saiba que não há motivos para você se sentir culpado por isso. Muito pelo contrário, você pode ser usado por Deus para que tudo fique bem.

2.2 Um amor que é fiel
Saiba que seus pais amam você. Alguns não conseguem expressar o carinho que sentem com muita facilidade, por meio de beijos e abraços; mas, de alguma forma, eles tentam passar tudo o que sentem para você.
Amar é cuidar, admirar, proteger, doar, sacrificar, suportar... De alguma maneira, seus pais têm feito isso. Peça, e Jesus mostrarão isso a você.

Verificando o que a Bíblia diz:

Provérbios 6:20-23
20 - Filho meu, guarda o mandamento de,
teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe;
21 - ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. 22 - Quando caminhares, isso te guiará; quando
te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. 23 - Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida,


Devocional:
Segunda – Efésios 6:1-3
Terça - Deuteronômio 6:6-8
Quarta – 1 Samuel 2:26
Quinta - Provérbios 3:12
Sexta – Malaquias 4:6
Sábado – Lucas 2:51


“Filhos obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor”.
Colossenses 3:20

Neste estudo, nos preocupamos com a obediência aos pais, em mostrar a eles que Deus não se agrada com a desobediencia aos pais , e que existem consequencias para a desobediencia ,e melhor uma benção para os que honrarem esse princípio. E em algumas conversar com eles descobrimos que alguns eram estressados , gritavam com os pais, se sentiam de igual para igual passando por cima da autoridade , e outros não conseguiam entender os pais , com a entrada de Cristo em nossa vida , sugem muitas mudanças e é pais mudando de um lado e parece difícil mudar a si próprio e ensinar o que ainda nem nós mesmo não conseguimos por em prática...
O resultado é um pouco confuso, mas conversando e ouvindo os adolescentes , tentamos mostrar isso a eles , que temos que nos dedicarmos a perfeição de Cristo, mas não devemos julgare que temos que obedecer nossos pais independente de serem comprometidos com Cristo ou não, a respeitarmos o tempo de mudança deles e corrermos para nossa mudança. Quando obedecemos Deus nos honra, exercitamos a fé pois cremos no resultado, no caso deles , obedecendo os pais , terão com certeza amigos em vez de pais, amor no lar , cuidado,e uma família saudavel.

Nenhum comentário: